quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O tempo, a mudança, os problemas

Depois de um bom tempo sem postar, voltei. Acabou o período de avaliações, a tensão tá diminuindo... tudo voltando à normalidade. Mas mesmo que essa normalidade se reestabeleça, não será normal como antes. “Mas por que você diz isso?” Digo isso, porque mesmo que tudo esteja como antes, você mudou. “Você é a soma das suas decisões.” Essa semana li essa frase e não consegui tirar da cabeça. Me vi pensando em como eu estou hoje e como estava ontem; e tentei relacionar isso com a frase. “Você não tinha mais o que fazer?”  Tinha, mas mesmo assim achei melhor encontrar uma relação nisso tudo... e no final, acredito que tenha valido a pena.
                Primeiro, tentei visualizar como eu estou hoje: fazendo faculdade, fazendo café de maneiras inusitadas, tirando manchas de roupas, tentando achar solução para os mais variados problemas do cotidiano e blá blá blá; sentindo muita saudade família, dos amigos e da outra casa; mas também tenho feito novas amizades e aprendido muito. “Nossa! Parece problemático conciliar os estudos, os problemas do dia-a-dia e a saudade. Não prefere voltar?” Não. Se não fossem os problemas, qual seria a graça da vida? O grande problema em questão não é a dificuldade que você passa, é como você passa pela dificuldade.
                Depois disso, me imaginei há um tempo atrás: em casa, com a família, com os amigos, tudo era mais fácil de se conseguir. Mas lá também havia problemas! “Que tipo de problemas?” Por exemplo: por tudo ser mais fácil pra mim, eu não enxergava o esforço dos que tornavam tudo fácil. E isso sim é um problemão (acho que posso chamar de egoísmo)! Ao perceber isso, resolvi mudar. “Ah! Mas se tá no passado, deixa lá! Pra que pensar nisso?” Não é que eu fique remoendo o passado, mas o modo como vivo hoje é consequência de como eu vivi ontem. E aqui nós retornamos ao início: “Você é a soma das suas decisões.”
                “Você falou sobre o passado e o presente. E sobre o futuro, não pensou a respeito?” Até tentei, mas percebi que por mais que digam que o futuro está lá na frente, ele sempre chega atrasado  e, quando chega, o presente já assumiu o comando. Mas essa delimitação de passado, presente e futuro é muito complexa. Difícil dizer onde termina um e começa o outro. Então, só por garantia, busque a tranquilidade sempre! “E como eu fico tranquilo se tenho tantos problemas?” Pare de reclamar e agradeça. “Ninguém agradece por ter problemas!” Exatamente. Se você agradecer, talvez eles deixem de ser problemas.

Até a próxima!

5 comentários:

  1. É, tudo que você diz aí faz grande sentido. em cada mudança existe um problema, mesmo quando nós pensamos que mudando de vida eles vão terminar.
    Maaas, agora me veio à mente a frase que estou utilizando como lema de vida: "se o problema tem solução, pra que se preocupar? se o problema não tem solução, pra que se preocupar?" hein?
    uhauhauhahuahuahua

    Ótimas reflexões, gafanhoto aracobibiano.
    Abç!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. No final rola aquele velho queimão... era o que precisa ler agora, Jow!


    Ótimo texto. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Deveras, as mudanças são normalmente precedidas pelos problemas, pois nós seres acomodados não mudaríamos sem aquele velho empurrão.
    Sábio sermão, referendo Glauber! aushuashaush

    ResponderExcluir
  5. “Você é a soma das suas decisões.”
    Linda frase, me fez pensar, e me bateu uma dor na consciência kkkkkk
    Abraço Glauber!!



    kleber

    ResponderExcluir