Cá está esta criatura atrapalhada escrevendo novamente. Hoje vamos pausar os textos ‘para refletir’ e retomar o ‘Cotidiano’. Então, o que ocorreu? Bem, estava eu em casa, curtindo uma daquelas madrugadas de insônia regadas a muito café, até que a madrugada passou e eu resolvi dormir. O problema é que, quando fui dormir, aconteceu um desastre: o ventilador não ligou!
A primeira coisa que pensei foi: Tanta coisa pra quebrar, nem tanta coisa assim, mas... TINHA QUE SER O VENTILADOR? “Que nada... precisa tanto drama por causa de um ventilador?” Para quem não sabe, pelas bandas de cá, ter um ventilador em casa não é luxo, é quase que obrigatório... questão de sobrevivência! Mas, apesar da preocupação e do desespero, dormi. Quando acordei, já mais tranqüilo e raciocinando melhor, vi que um pedaço do fio do ventilador havia se rompido. Então, eu pensei: vou fazer uma ‘ligação direta’, daquelas que fazem em carros, no ventilador!
Para executar meu plano, busquei na memória as aulas de física do primeiro ano e lembrei que: “Metais são bons exemplos de corpos condutores. Em seus átomos, os Elétrons da região externa da eletrosfera mantêm uma ligação muito fraca com o núcleo. Assim sendo, em uma barra de metal, os Elétrons das camadas mais afastadas dos núcleos de seus átomos circulam livremente de um átomo para outro.” (Wikipedia) Tecla SAP: Encosta um pedaço do metal no outro que funciona! De fato, após alguns estalos e faíscas, o Fortis Ventus voltou à vida. Mas, após o momento de euforia e orgulho, me vi diante de outra situação desagradável. “Pegou fogo em alguma coisa!” Não. O problema é que, na falta de fita isolante, toda vez que mexia o fio, o ventilador desligava. Ou seja, para o ventilador funcionar, eu não podia me mexer. “Do que adianta o ventilador funcionar e você não poder curtir o vento?” Foi o que pensei.
De imediato me lembrei das sábias palavras do Chapolin Colorado: “Palma! Palma! Não priemos cânico!” E foi aí que tive a idéia de ‘montar’ uma estrutura para manter o fio em uma posição fixa. Depois de pensar um pouco, tive uma idéia e para realizá-la precisei de: Uma caixa, um afinador de violão e um porta-CD (cheio, de preferência). O príncipio é simples, cada objeto tem uma função: a caixa mantém o fio na altura ideal, o afinador coloca o fio na posição ideal e o peso do porta-CD faz com que essa posição seja mantida.
A estrutura toda ficou assim:
Com isso, o ventilador funcionou normalmente a noite toda. Mas para evitar todo esse trabalho, sugiro que, ao contrário deste que vos fala, você tome vergonha na cara e compre uma fita isolante.
A estrutura toda ficou assim:
Com isso, o ventilador funcionou normalmente a noite toda. Mas para evitar todo esse trabalho, sugiro que, ao contrário deste que vos fala, você tome vergonha na cara e compre uma fita isolante.
Esse post foi patrocinado pela Hewlett-Packard. Se você usar uma caixa de um produto que não seja da HP, não vai funcionar.
Até a próxima.
